Como encomendar um instrumento em três passos simples
DEFINIR O INSTRUMENTO
A primeira coisa a fazer é combinar um horário para conversar sobre qual é o instrumento que você está buscando. Essa conversa pode ser feita por telefone, mas o ideal mesmo é que você possa visitar o ateliê do Ricardo. Assim, à medida em que você vai vendo com os próprios olhos as madeiras disponíveis para o seu projeto, o instrumento dos seus sonhos vai tomando forma, um pouco na imaginação, um pouco em forma das anotações que o luthier vai tomando à medida em que vocês dois passeiam pelo ambiente. Tudo é abordado e medido nesta conversa: qual madeira você prefere, qual o tipo de sonoridade você está buscando, suas preferencias musicais, a quantidade de horas que você pratica, seu objetivo com a música, o local onde você mora e no qual o instrumento irá permanecer mais tempo, o tamanho dos seus braços e da sua mão, etc.
APROVAR A PROPOSTA
Em poucos dias você receberá uma proposta formal definindo exatamente o modelo que será construído especialmente para você nos mínimos detalhes, incluindo imagens ilustrativas dos elementos visuais escolhidos, fotos das madeiras selecionadas, modelos das peças que serão utilizadas (como por exemplo tarraxas e pinos do cavalete), encordoamento a ser instalado, especificações técnicas das dimensões de cada parte do instrumento, anotações sobre como o instrumento deverá ser regulado, etc. Na proposta também está definido o valor total do projeto, a forma de pagamento e o prazo estimado de entrega. Tudo de forma clara e transparente. Qualquer divergência encontrada é prontamente corrigida para que o documento aprovado seja exatamente aquilo que o cliente espera receber. Sem surpresas.
Acompanhar a gestação
Aqui nos preocupamos muito com a atenção que o cliente recebe durante o tempo que leva até o instrumento ser finalmente entregue. Entendemos que é normal e esperado uma certa ansiedade, afinal estamos falando do instrumento dos seus sonhos. Para tentar transformar a agonia da espera em uma expectativa gostosa, uma tabela com a sequencia das principais atividades da construção é atualizada semanalmente de modo que o cliente pode acompanhar semana a semana aquilo que foi feito e se o projeto está dentro do prazo previsto. Além disso, também é disponibilizado no site uma galeria de fotos que mostra o instrumento tomando forma, parte por parte, transformando o processo todo em uma experiência única. É como assistir ao nascimento do seu filho. Quando o instrumento finalmente fica pronto, o cliente pode vir recebe-lo no ateliê, ou o Ricardo pode ir pessoalmente até o cliente entrega-lo em mãos, aquilo que houver sido combinado pelos dois. Desta forma, o ajuste fino final da regulagem é feito ali, na presença do cliente.