Rifosi Luthier em Aldeia da Serra/SP

Minha proposta de valor: uma questão de coerência

O que importa e faz diferença para quem está começando na música é diferente daquilo que um músico profissional realmente precisa, e também do que interessa ao aficionado. 

Pensando nisso, eu ofereço instrumentos musicais construídos sob medida para:

  • Estudantes de musica

  • Músicos profissionais

  • Aficionados e colecionadores

Todos os meus instrumentos, seja qual for o modelo e o preço, são construídos com máxima atenção aos detalhes e aos três pilares fundamentais que fazem um instrumento musical ter boa qualidade:

  • Som

  • Afinação

  • Tocabilidade

Diferentes combinações de madeiras bem como diferentes modelos vão produzir potência sonora e timbre diferentes, mas em todos os meus instrumentos você vai perceber que as notas apresentam um balanceamento adequado entre frequência fundamental e harmônicos secundários, o que pode ser notado no som bem definido da nota musical, com corpo (peso) e personalidade (nuances) mas sem a proeminência exagerada de graves e agudos, e principalmente com presença (volume) uniforme em toda a escala, ou seja, sem notas “fracas” aqui e ali. Meu instrumento é feito para ser extremamente responsivo e expressar a personalidade do músico: toque leve com os dedos e o som será doce, delicado e definido; toque com palhetada pesada e o som será, firme, poderoso e ainda assim, também definido.

Tenho grande preocupação que o meu instrumento seja o mais afinado possível, de modo que faço a compensação no comprimento de corda tanto no rastilho quanto na pestana, além de me assegurar que os trastes são colocados no local que oferece a melhor relação possível de afinação para aquele instrumento. Na verdade, a tecnologia moderna nos possibilitou refinar o modelo tradicional usado por séculos, de modo que utilizo o que há de mais moderno nesse assunto. Após encordoar o instrumento, verifico com precisão a frequência de todas as notas da escala para estar seguro que o objetivo foi atingido.

Finalmente, de nada adianta ter um instrumento que soa bem e afinado, se for mal projetado do ponto de vista ergonômico, com braço desconfortável, ou peso excessivo,  desequilibrado quanto ao centro de gravidade, ou se não estiver devidamente regulado para uma boa tocabilidade. Trastes bem colocados, nivelados e “amaciados” são garantidos em todos os meus instrumentos, seja qual for o modelo e o preço. Só entrego um instrumento após testá-lo metodicamente durante uma semana, de modo que a qualidade do encordoamento possa ser assegurada e os ajustes finais no tensor, rastilho e pestana possam ser feitos após a tensão envolvida estar devidamente estabilizada.

Qual é o instrumento certo para você?

Modelos

Violão modelo Avant-Garde por Rifosi Luthier
Violão modelo Graceland por Rifosi Luthier
Violão modelo Nazareth por Rifosi Luthier
Violão modelo Hawaiian por Rifosi Luthier