top of page
  • Foto do escritorRifosi

Saiba mais sobre o violão Rifosi OM modelo Raj

Como em todo instrumento que eu faço, deixo para batiza-lo após tê-lo pronto, de modo a poder ver, tocar e ouvir o resultado e assim escolher um nome que melhor o traduz. As vezes o nome que eu escolho tem mais a ver com a natureza do som que o instrumento produz, e às vezes o nome surge mais em função da aparência visual mesmo.





Segundo a Wikipedia, Rajá é designação dada aos reis e outros governantes hereditários do subcontinente indiano. Então, um Rajá é algo assim como um nobre, um príncipe. A primeira impressão que eu tive quando olhei para esse violão após tê-lo finalizado, foi assim mesmo de respeito, de reverência. O contraste do tom claro do abeto alemão com a faixa e fundo de jacarandá da Bahia é intenso e aguça o olhar, que se volta exatamente para a parte onde essas partes de encontram ladeadas por um filete de abalone turquesa, como em uma vestimenta de um principe. Madeiras tão antigas e sonoras mereciam um nome assim meio pomposo mesmo, então escolhi o nome Raj. Sem falsa modéstia, esse violão merece esse nome.





Não existe nada como o jacarandá da Bahia no que diz respeito à produção de som com complexidade harmônica. O som desse violão é bastante encorpado, especialmente as cordas agudas, que soam firmes, "cheias" de harmônicos parciais. O tampo de abeto alemão é super responsivo, acusa desde o toque mais sutil ao ataque mais forte, tornando esse violão perfeito para fingerstyle. O contorno posterior do braço (shape) é em "V", que na minha opinião é o melhor contorno já inventado, porque descansa bem a mão. Dá para tocar por horas e horas sem fadiga dos dedos.




Enfim, este é um violão que me deixou bastante orgulhoso. Tenho a impressão que todos esses anos me ensinaram mesmo alguma coisa sobre construção de violão. Mas como elogio de pai-coruja não conta muito, pedi ao meu amigo Guto Vighi, que conhece de violões mais do que eu, para ficar com ele por um tempo e assim me passar as suas impressões. O Guto já tocou em sabe lá quantos violões, muitos deles de nível high-end mesmo, então a contribuição dele foi bastante positiva para mim. É assim que se aprende e se melhora, ouvindo a opinião dos outros.




O Guto fez a gentileza de gravar para o canal dele um video-demo do violão. O link para o video é: https://youtu.be/P2tP_5oVMMw  

Dá uma conferida lá. Acho que você vai gostar.


Abrx!


Rifosi






107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page