top of page
  • Rifosi

Instalação de endpin jack em violão


Na minha opinião, não há captador ou microfone que reproduza à altura a beleza do som puramente acústico de um bom violão. Contudo, existem situações em que a beleza cede lugar à necessidade de mais volume sonoro, e quando o instrumento é usado em um bar lotado de gente, nada supera a praticidade de um captador, seja ele magnético, de contato ou piezo.

Estes dias precisei instalar um captador magnético em um violão e, em se tratando de uma instalação permanente, o cliente pediu que fosse instalado um endpin jack.

A instalação de um captador magnético em um violão normalmente não é uma tarefa difícil. A maioria dos captadores vem dimensionado de forma a encaixar na boca do violão, com pequenos ajustes aqui e ali no captador, mas nada muito complicado. Voilà!

Encaixado o captador no local, o passo seguinte foi instalar o endpin jack no furo que eu já havia feito anteriormente no bloco traseiro (butt end) do instrumento. O problema é que neste modelo de violão a largura da faixa lateral é um pouco mais estreita que em violões convencionais, dificultando um pouco o acesso do braço por dentro da boca do instrumento. Assim sendo, tive de improvisar uma maneira de fazer chegar o endpin jack até o furo, por dentro do violão.

Procurei ferramentas que estivessem ali à mão e que pudessem ser encaixadas umas às outras de modo a elevar o comprimento e assim fazer o conjunto chegar ao alcance da minha mão por dentro do instrumento. Após algumas tentativas cheguei no seguinte arranjo:

Usei uma chave phillips com diâmetro tal que pudesse ser encaixado no output jack, e pelo outro lado uma chave de apertar pino de cordal stopbar. Após verificar que o comprimento desse conjunto era suficiente para alcançar minha mão por dentro do instrumento, desmontei o arranjo e comecei colocando apenas a chave de fenda passando pelo furo pelo lado de fora do violão.

Com a mão por dentro da boca do violão, encaixei o endpin jack na ponta da chave phillips pelo lado de dentro.

Com a ajuda da chave de apertar pino, que levei por dentro da boca do violão até encaixar no endpin jack, empurrei gentilmente o mesmo com a mão direita enquanto que com a mão esquerda ia puxando a chave phillips na mesma velocidade, tudo bem devagar (tive de repetir o processo três vezes até conseguir, pois as vezes o endpin jack se soltava). Somente na terceira tentativa é que finalmente consegui puxa-lo de dentro para fora.

Com o endpin jack para fora, utilizei uma chave allen bem fina para conseguir passar pelo furo do mesmo e assim conseguir instalar as arruelas e a porca de fixação pelo lado de fora, impedindo assim que o mesmo girasse em falso.

Daí para frente o resto é foi fácil. Depois de ter me certificado do sucesso do processo, retirei o endpin jack, soldei os dois fios do captador no mesmo (na verdade optei por usar um mini conector, daqueles de bateria de telefone sem fio, para evitar de deixar muito fio solto dentro do violão) e repeti o processo, desta vez acertando logo na primeira tentativa.

167 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page