top of page
  • Rifosi

A musica pode ajudar em tempos difíceis

Checando a minha caixa de e-mails ontem me deparei com uma mensagem contendo essa citação: “Embora os tempos pareçam incertos, a alegria e o conforto da música sempre podem nos unir.” Ficou claro por que a música é tão importante neste momento.


A mensagem foi enviada por uma empresa da qual também sou um cliente. À eles também a citação chamou a atenção. Achei tão boa e oportuna que tomei a liberdade de republica-la aqui nesta mensagem direcionada a todos que, como eu, adoram tocar musica, sejam clientes ou não, profissionais ou não (nada disso importa agora).


Certamente vivemos em tempos complicados. Esta semana foi definitivamente uma das mais estranhas que tenho lembrança, e gostaria de começar dizendo que aqui em casa nossos corações e orações se dirigem a todos os afetados, direta e indiretamente.

Entendo que é difícil não se preocupar. Tenho certeza que muitos de vocês, como eu, estão começando a questionar seriamente até onde isto pode chegar. Mas vai ficar tudo bem. Repita comigo. Vai ficar bem. Nós vamos passar por isso com toda a certeza, e se você está inclinado a concordar comigo, tocar o seu violão pode ajudar.


Enquanto leio e escuto as notícias, lembro-me de quão significativo foi o papel de um instrumento musical em minha vida. Toco algum tipo de instrumento desde os 15 anos de idade. Sem dúvida, ter essa válvula de escape me ajudou demais na hora de ter que lidar com tempos difíceis, às vezes insuportáveis. E eu não estou sozinho nessa. Conheci muita gente nestes anos que me contou como a musica havia desempenhado um papel significativo em suas vidas, especialmente nos momentos difíceis.


Enquanto a mídia informa a cada minuto o Dia do Juízo Final, alguns vislumbres de esperança musical começaram a surgir. A Itália tem sido notícia nas últimas semanas depois de se tornar o primeiro país europeu a pedir um fechamento completo do país. Lojas e restaurantes, todos fechados, e os moradores só podem sair de casa para obter itens básicos e suprimentos médicos. Não demorou muito para que começassem a surgir vídeos nas mídias sociais de italianos cantando em suas varandas. Não há pessoas aparecendo nos videos. Apenas suas vozes transmitindo serenidade umas para as outras através da música, enquanto a noite adentrava.



Acontece que esses vídeos são o resultado coordenado do #flashmobsonoro da Itália, que está incentivando as pessoas a irem para suas janelas e varandas e fazerem música juntas. Basta clicar na hashtag #flashmobsonoro para ver mais vídeos incríveis como este.

E, com os últimos dias, mais vídeos surgiram. Mas agora eles têm energia. Eles têm essa famosa paixão italiana e, mais importante, eles têm instrumentos musicais. Como uma jam session em quarentena. Esses músicos não apenas usam seus instrumentos para trazer um pouco de conforto a si mesmos, mas também para as outras pessoas da vizinhança que também gostam de música.



Mas então, a música realmente ajuda em tempos difíceis? Acho que todos nós nos recordamos de algum momento em que uma música ou uma memória musical nos trouxe conforto. Médicos e outros profissionais da saúde começaram a perceber o poder curativo da música ao observar os efeitos da atividade de grupos musicais que visitam doentes em hospitais. A idéia até evoluiu para algo chamado Musicoterapia, que é descrita como "um tipo de terapia artística expressiva que usa a música para melhorar e manter o bem-estar físico, psicológico e social dos indivíduos - e envolve uma ampla gama de atividades, como ouvir música, cantar e tocar um instrumento musical”.


Como músicos de todos os níveis de experiência e capacidade, possuímos uma capacidade única de tocar e se comunicar através da música. Possuímos algo verdadeiramente poderoso que tem a capacidade de não apenas nos ajudar em tempos ruins, mas também de ajudar outras pessoas ao nosso redor. O poder de tocar música, acredito, é um curador notável. Então vamos nos divertir fazendo o que sabemos, vamos tocar música! Toque seu violão, sua viola, seu bandolim, seu cavaquinho. Toque sozinho, ou com seus familiares em casa, ou com seus vizinhos do outro lado da rua. Deixe sua música ser ouvida por seus vizinhos que não são músicos, pois talvez eles apreciem a trégua do medo e do desconhecido e se deixem levar por algo um pouco “fora do normal”, desde que com o devido respeito. Temos o poder de elevar a mente e o espírito das pessoas.



Ninguém sabe realmente quando essa situação vai acabar, mas peço que desligue um pouco a TV, se afaste um pouco do celular e mantenha seu violão (ou viola, bandolim, cavaquinho, etc) por perto e toque-o. Deixe sua alma e sua mente revigorarem-se, mesmo que por pouco tempo, e lembre-se da importância da música.


Faça isso agora. Faça isso frequentemente. Toque música.


Por favor, cuidem de si mesmos e de seus entes queridos e juntos superaremos essa crise. Vamos fazer nossa parte para ser uma trilha sonora de esperança.

247 visualizações0 comentário
bottom of page