• Rifosi

Assista o violonista Peterson Reinan interpretando uma peça de Pixinguinha em um violão Rifosi

O violão brasileiro sempre ostentou uma qualidade indiscutível. São tantos os nomes que eu usaria páginas e páginas aqui para falar da contribuição de todos para o cancioneiro popular brasileiro. Temos compositores, arranjadores e intérpretes do mais alto calibre, esbanjando talento em diversos estilos, ainda que suas obras não sejam tão executadas nos meios de comunicação de massa quanto poderiam. Por isso mesmo, para relembrar e compartilhar o que nós brasileiros temos de melhor, que tal um recital do violonista Peterson Reinan no melhor estilo seresteiro brasileiro, tocando no banco de praça?

Minha intenção é te-lo conosco aqui sempre que possível, cada vez escolhendo um autor diferente, para dar uma pincelada de leve no amplo espectro que compõe as obras escritas por brasileiros para violão instrumental e assim despertar o interesse nas novas gerações sobre esse verdadeiro tesouro.


O primeiro grande mestre brasileiro homenageado aqui é Pixinguinha, que dispensa apresentações. Carinhoso é uma das obras mais importantes da música popular brasileira. Foi composta entre 1916 e 1917 por Pixinguinha e posteriormente recebeu letra de João de Barro, sendo gravada com grande sucesso por Orlando Silva em 1937, aqui na interpretação e arranjo de Peterson Reinan. Espero que gostem.



55 visualizações0 comentário